A Capoeira Infantil do Grupo Camboatá estimula a criança fisica e psicologicamente. Os exercícios do corpo e da mente propostos na Capoeira estimulam os pequenos a manter, aprimorar e, em muitos casos, recuperar movimentos próprios do corpo humano.

A Capoeira possibilita às crianças um reencontro com posições corporais recém-utilizadas no seu desenvolvimento como: rastejar, acocorar, engatinhar ou andar nos quatro apoios, preparando o corpo de modo orgânico para novas experiências corporais. Além disso, a Capoeira é uma das mais ricas manifestações da cultura afro-brasileira, e seus ritmos musicais são genuínos e motivadores.

A criança aprende brincando, estimula a percepção, desenvolvendo as habilidades físicas como: coordenação motora, flexibilidade, força, velocidade de reação e equilíbrio, ou seja, todas as valências físicas necessárias para uma vida saudável. Isso sem falar nos conceitos e vivências que multiplicam valores essenciais como: disciplina, respeito,  criatividade e a auto estima.