Mestre Tucano, fundador do Grupo Camboatá

Roberto Costa de Ávila, conhecido na Capoeira como Mestre Tucano é graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/1992). É reconhecido e formado pelos Mestres: Mestre Ananílson de Souza/SC e Reinaldo Santana/BA e pela FICA- Federação Internacional de Capoeira, em evento realizado no dia 15 de Dezembro de 2002.

Profissional focado na educação continuada participa de inúmeros eventos – seminários e congressos da área com o objetivo de agregar valor ao seu conhecimento. É importante ressaltar que Roberto também é professor Faixa Marrom de Jiu-Jitsu e participa da Equipe DB-Tubarão Team Brasilian Jiu-Jitsu do Professor Denílson Bittencourt desde 12 de Fevereiro de 2013.

Há 34 anos, Mestre Tucano ministra aulas de Capoeira e seu Grupo Camboatá – fundado em 2003 – hoje conta com quase 10 mil alunos em diversos países. São cerca de 100 mestres e professores, exercendo mais de 40 atividades profissionais ligadas a capoeira.

No Rio Grande do Sul, seu nome está consolidado e reconhecido. Neste sentido é fundamental lembrar que Roberto Costa de Ávila recebeu o Título Honorífico de Líder Desportivo da Câmara Municipal de Porto Alegre em 15 de Julho de 2004 e a Medalha de Honra ao Mérito da Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 19 de Dezembro de 2009.

 

Nos últimos anos, o Mestre Tucano adquiriu a expertise em trabalhar com crianças e desenvolve projetos em várias escolas do país. Vale ressaltar que a criança que pratica Capoeira não aprende somente a jogar e exercitar o corpo, mas também a cantar e tocar todos os instrumentos de percussão que manifestam a arte.

 

 

Mestre Tucano trabalha a Capoeira nos seus mais variados aspectos: dança, identidade, arte, luta, defesa pessoal, desporto, lazer, educação, folclore, preparação física e filosofia de vida.

“A Capoeira é um esporte saudável e que propaga a cultura da paz” – Mestre Tucano

 

Participação do Mestre Tucano em Campeonatos e Encontros Esportivos:

 

  • Campeão Sulamericano de Jiu-Jitsu – Florianópolis/SC – 2010
  • Campeão Gaúcho de Jiu-Jitsu – Porto Alegre/RS – 2005
  • Campeão na Categoria Peso Pena – Destaque Técnico – Capoeira / II Torneio Universitário – PUC – Porto Alegre (RS) – 1985
  • Vice-Campeão Brasileiro na Categoria Pena – Capoeira – Rio de Janeiro/RJ Confederação Brasileira de Pugilismo – 1985
  • Participação no I Encontro de Capoeira/Prefeitura Municipal de Canoas (RS) -1987
  • Participação no I Encontro de Capoeira /Grupo Maré – 1987
  • Campeão de Dupla Masculina de Capoeira-Rio de Janeiro/RJ – Federação Riograndense de Pugilismo – 1985
  • Campeão Peso Pena Individual de Capoeira- São Paulo/SP – Federação Riograndense de Pugilismo –1988
  • Participação no 2º Campeonato de Duplas Masculinas de Capoeira- São Paulo/SP – Confederação Brasileira de Pugilismo – 1988
  • Vice-Campeão Pena Individual de Capoeira – São Paulo/SP -Confederação Brasileira de Pugilismo – 1988

 

 

 

 

 

 

 

Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *